CIRURGIA BARIÁTRICA OU JIU-JITSU? - Academia Alliance

Academia Alliance - Jiu Jitsu

(19)99625-6913

Blog

CIRURGIA BARIÁTRICA OU JIU-JITSU?

CIRURGIA BARIÁTRICA OU JIU-JITSU?

Estudante troca cirurgia bariátrica por jiu-jitsu e emagrece quase 50 kg

Estudante de direito pesava 158 kg e conseguiu reduzir para 110 kg. De sedentário, U. E. transformou-se em atleta premiado.

Há alguns anos atrás, o estudante de direito U. J. E., de Vitória, no Espírito Santo, conquistou o título de campeão estadual de jiu-jitsu. Entre seus prêmios e medalhas, estão também o segundo lugar na liga profissional e uma terceira colocação no campeonato brasileiro, na categoria em que compete. O que chama a atenção no caso de Bira, como é conhecido, é que menos de dois anos atrás, ele era totalmente sedentário e obeso.

Essa história começa, aproximadamente, no final de 2012, quando o jovem, então com apenas 20 anos, procurou um médico para se aconselhar sobre uma cirurgia no nariz e acabou saindo do consultório com o encaminhamento para uma cirurgia bariátrica. “Eu sabia que estava acima do peso, mas não imaginava que estava tão grande. Ele falou que antes de cuidar do nariz, eu teria que cuidar da obesidade“, relembra.

De imediato, Bira já ficou receoso com a ideia da cirurgia de redução do estômago, e depois de conversar com sua mãe, que é enfermeira, desistiu de vez do procedimento, mas admitiu que tinha um problema de peso e que precisaria enfrentá-lo.

A primeira decisão foi se inscrever numa academia de ginástica, em janeiro de 2013, mas o estudante de direito diz que não se adaptou. “A esteira travava comigo, tudo dava problema, e vi que aquilo não ia dar certo.” Como tinha feito um pacote de três meses, Bira decidiu começar a frequentar as aulas de jiu-jitsu da academia e, nesse caso, a identificação foi imediata.

Ao longo de todo o ano passado, o capixaba treinou forte e tentou fazer “dietas da cabeça”, mas o máximo que conseguiu foi eliminar 10 kg dos 158 kg que tinha quando entrou na academia. Inconformado com esse resultado, ele então procurou uma nutricionista. “Eu queria entender por que é que eu treinava tanto, fazia tanta atividade física e não conseguia emagrecer”, diz.

Bira chegava a treinar três vezes por dia, mas saía da academia e comia pizza, ou hambúrguer com açaí. Para piorar, ele fazia intervalos muito longos entre uma refeição e outra. Esses foram alguns dos problemas que a profissional detectou após a primeira consulta, que demorou quase duas horas. “Ela trabalhou bastante o psicológico, esse foi o diferencial dela, eu já tinha ido a várias nutricionistas antes disso. Ela começou a querer saber por que eu comia, mais do que saber o que eu comia.”

A mudança na qualidade da alimentação foi radical, mas a quantidade não sofreu grandes impactos inicialmente. Embora até tivesse hábitos saudáveis, como comer arroz, feijão e bastante salada, Bira também comia o que não devia e exagerava nas porções. O jovem diz que cortou “tudo o que é besteira”, como salgados, cachorro quente, pizza, frituras, massas e refrigerantes.

O arroz branco foi substituído pela versão integral, a carne frita deu lugar à grelhada e as refeições foram fracionadas ao longo do dia. “Aprendi a carregar comida comigo, iogurte, fruta, cereais. Se estiver dentro do ônibus, onde estiver, eu como.

Depois de se adaptar a essa mudança, Bira também passou a reduzir, gradativamente, o volume de comida que colocava no prato. “A quantidade de comida que como hoje é bem inferior e me sinto bem satisfeito, parece que o estômago reduziu”, diz. Dessa maneira, nos últimos sete meses, o capixaba emagreceu mais 38 kg. Bira pesa, atualmente 110 kg, mas diz que ainda quer chegar aos 98 kg.

O difícil não foi comer o que a nutricionista passou, o difícil foi cortar o que eu comia, eu sentia falta de comer porcaria. Mas fui tentando enganar a vontade de comer e hoje acho que realmente aprendi, me acostumei com essa rotina. Comprar roupa, sair, isso tudo eu não fazia, fui fazer com 22 anos.”

Raio-X do Bira 
Altura: 1,85 m
Pesava: 158 kg
Corpo que conquistou: 110 kg
Meta: 98 kg
O que come: Arroz integral, carne grelhada, frutas, cereais e iogurte
O que não come: Comida em excesso e salgados, cachorro quente, pizza, frituras, massas e refrigerantes
Como cuida da saúde: Pratica jiu jitsu seis dias na semana, às vezes duas vezes no dia

 

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/VC-no-Bem-Estar/noticia/2014/11/capixaba-troca-cirurgia-bariatrica-por-jiu-jitsu-e-emagrece-quase-50-kg.html

Edição: F.C.

Compartilhe esse artigo

Flávio Junqueira

Nascido em 1990 em Piracicaba - SP, iniciou sua carreira no Jiu-Jítsu aos 14 anos com o professor Alessandro Bandeira. Aos 21 anos, após conquistar alguns títulos nacionais e internacionais nas faixas azul e roxa, se tornou instrutor e começou a dar aulas.

Aos 23 anos anos mudou-se para São Paulo, para treinar na melhor escola de jiu-jítsu do mundo, a academia Alliance, comandada pelo “General” Fábio Gurgel, um dos maiores ícones do Jiu-jítsu no mundo.

Em 2016, entre dezenas de conquistas, obteve o título de campeão brasileiro de faixa marrom, e em 2017 obteve sua graduação a faixa preta, tornando-se o 101º faixa preta do Mestre Fabio Gurgel.

    Endereço

    Rua Prudente de Moraes, 266 - Centro, Piracicaba - SP, 13400-310

    Telefone

    (19)3447-0266

    (19)99625-6913

    Email

    contato@academiaalliance.com.br