ATIVIDADE FÍSICA APÓS OS 40, EU SEI NÃO É FÁCIL. - Academia Alliance

Academia Alliance - Jiu Jitsu

(19)99625-6913

Blog

ATIVIDADE FÍSICA APÓS OS 40, EU SEI NÃO É FÁCIL.

ATIVIDADE FÍSICA APÓS OS 40, EU SEI NÃO É FÁCIL.

ATIVIDADE FÍSICA APÓS OS 40, EU SEI NÃO É FÁCIL.

“Estou escrevendo esse texto do alto dos meus 48 anos de idade, venho tentando e conseguindo me manter ativo fisicamente mas confesso que não tem sido  fácil fazer atividade física após os 40.

Por isso decidi compartilhar com você esse texto.

Por influência de meus pais o esporte sempre esteve muito presente na minha vida.

Desde muito pequeno pratiquei todos os tipos de esporte e competi na maioria deles, joguei Vôlei, Futebol, Tênis, Natação, etc…

Até que encontrei as artes marciais, iniciei aos 13 anos no karatê e logo depois entrei no Jiu-Jitsu para nunca mais sair.

Você deve estar pensando que falar de atividade física para mim é fácil porque eu sempre fiz esporte, e que não é seu caso, que você nunca foi esportista e por isso é muito mais difícil pra você.

Concordo em partes, de fato começar algo novo não é fácil e assusta porém por outro lado fazer esportes em alto nível por muito anos acarreta inúmeras lesões que com a idade vão se tornando um grande problema.

Não é raro vermos ex atletas assustadoramente fora de forma, não é mesmo?

Depois de 35 anos de prática ininterrupta sendo 25 anos em alto nível hoje meu corpo reclama, preciso confessar que judiei dele, poucas vezes respeitei os limites pois a vitória justificava o sacrifício. Não me arrependo mas  às vezes penso, se eu tivesse cuidado disso lá atrás, não estaria com essa dor hoje. Mas como diz o ditado a sabedoria só vem com o tempo e quando ela chega a juventude já se foi, rs.

Hoje pago o preço com lesões chatas de conviver e que me obrigam a algumas adaptações em meus treinos.

Esse é o ponto que quero chamar sua atenção, se você está acima dos 40 seu corpo não é mais o mesmo, e isso não pode ser desculpa para você não se cuidar.

Portanto seja você um antigo atleta ou um sedentário de carteirinha, uma coisa é fato precisamos fazer atividade física e não é uma coisa fácil.

Os benefícios à saúde são conhecidos por todos e sabemos que precisamos começar (ou continuar) mas o dia a dia atribulado vai nos fazendo procrastinar deixando sempre para depois a decisão de começar algo.

Até que tomamos um susto com nossa saúde (sim isso vai acontecer) e aí passamos a correr atrás dela ao invés de procurar uma atividade que nos dê prazer pois agora o problema se tornou urgente.

Eu vejo isso acontecer muitas vezes em novos alunos que chegam em minha academia ou até alunos antigos que pararam de treinar por longos períodos.

E se esse não é seu caso ainda não permita que isso aconteça com você.

Aqui vão algumas dicas:

  • Não procure uma atividade solitária, envolva-se com o grupo, socializar também traz saúde e te ajuda para aqueles dias onde a preguiça e o cansaço forem mais fortes.
  • Evite atividades de alto impacto.
  • Se possível alterne diferentes atividades durante a semana tentando se manter sempre ativo.
  • Uma atividade física todos os dias é um luxo para poucos mas só depende de você estar nesse grupo.
  • A disciplina tão importante em outras áreas da vida é testada nos pequenos esforços em nosso dia a dia, vencer os obstáculos da preguiça, de pequenas dores musculares, de cansaço, etc… nos torna mais forte e determinados, se beneficie disso.

Estar cercado de gente profissional também é muito importante! […]

A dieta faz parte do treino e uma coisa ajuda a outra mas sem radicalismos, busque a constância ao invés da restrição.

O que sempre me motivou e me encantou na atividade que escolhi é o fato de estar sempre aprendendo algo, quando fazemos atividade física somente pelo fato da saúde ou da estética (nada contra as duas)  isso não necessariamente nos dá prazer e a chance de desistirmos é maior.

Por isso sempre preferi os esportes.

E se você tiver curiosidade tem um vídeo muito legal sobre como funciona o Jiu-jitsu para a turma que já é Master

https://youtu.be/GcBwpiOo_Hw

Um forte abraço

Fabio Gurgel”

Fonte: https://docs.google.com/document/d/1H9iKILIH6978BnqfRzDhLbyi6jyizwj3OwDoCAkPffY/edit?usp=sharing

Compartilhe esse artigo

Flávio Junqueira

Nascido em 1990 em Piracicaba - SP, iniciou sua carreira no Jiu-Jítsu aos 14 anos com o professor Alessandro Bandeira. Aos 21 anos, após conquistar alguns títulos nacionais e internacionais nas faixas azul e roxa, se tornou instrutor e começou a dar aulas.

Aos 23 anos anos mudou-se para São Paulo, para treinar na melhor escola de jiu-jítsu do mundo, a academia Alliance, comandada pelo “General” Fábio Gurgel, um dos maiores ícones do Jiu-jítsu no mundo.

Em 2016, entre dezenas de conquistas, obteve o título de campeão brasileiro de faixa marrom, e em 2017 obteve sua graduação a faixa preta, tornando-se o 101º faixa preta do Mestre Fabio Gurgel.

    Endereço

    Rua Prudente de Moraes, 266 - Centro, Piracicaba - SP, 13400-310

    Telefone

    (19)3447-0266

    (19)99625-6913

    Email

    contato@academiaalliance.com.br