5 ALIMENTOS QUE VOCÊ NÃO DEVE COMER NUNCA

Academia Alliance - Jiu Jitsu

(19)99625-6913

Blog

5 ALIMENTOS QUE VOCÊ NÃO DEVE COMER NUNCA

5 ALIMENTOS QUE VOCÊ NÃO DEVE COMER NUNCA

Pedi para minha nutricionista me indicar 5 Alimentos que você não deve comer nunca, pois são nocivos a nossa saúde e assim que recebi fiz questão de compartilhar com vocês. Sei que as vezes pode não ser fácil fazer uma mudança de hábito alimentar mas se cortarmos os venenos já daremos um passo enorme na direção de uma vida mais saudável.

Olha o que a Carol Yamin mandou pra gente.

Alimentos proibidos?

Se existisse um alimento que pudéssemos eliminar de nossas vidas e obter a saúde perfeita seria o cenário ideal, mas não existe fórmula mágica para o sucesso.

Porém há sim alguns alimentos que são de certa forma prejudiciais para a saúde e que devemos consumir com moderação e outros até eliminar de vez.

1. Embutidos e carnes Processadas

As carnes processadas ( salame, presunto, bacon industrializado, salsicha, linguiça etc.) passam por longos processos de produção e são acrescidas de inúmeras substâncias para que permaneçam conservadas por longos períodos de tempo, além de receberem grandes quantidades de sal e realçadores de sabor.

Estas substâncias já foram classificadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como sendo carcinogênicas e promoverem o aumento da incidência de câncer e devem ser consumidas eventualmente ou nas porções seguras estipuladas (70g/dia para homens e 55g/dia para mulheres).

Concordo que aquele sanduíche de pão francês com mortadela não pode morrer, mas deixe que ele se transforme em uma experiência eventual com a família e amigos, assim seu corpo e mente agradecem.

2. Açúcar

O açúcar tem aparecido como o grande vilão da nutrição. É o alimento que quando comemos libera o hormônio chamado insulina, que controla o metabolismo da glicose no sangue e quando está desregulado gera a doença conhecida como Diabetes.

Mas açúcar não é só aquele pó branco na mesa de café. O açúcar está em todos os alimentos ricos em carboidratos como pães, bolos, massas, bolachas, biscoitos etc. E todos estes alimentos podem influenciar nos níveis de insulina.

Por esse motivo é importante que o consumo destes alimentos seja balanceado, e devemos entender que somos muito diferentes uns dos outros, principalmente quando o assunto é metabolismo de carboidratos.

Quem nunca viu aquela pessoa “magra de ruim” que come tudo que vê na frente e não engorda, ou aquela pessoa que “respira fundo e já engorda”, ENTÃO… devemos nos conhecer bem, e buscar bons profissionais que nos instruam para que possamos entender nossa individualidade e viver EM PAZ COM OS CARBOIDRATOS.

3. Sal

Provavelmente você já escutou que sal faz mal.

Na verdade o sódio é um nutriente necessário para a transmissão de impulsos nervosos e funcionamento das células.

Por esse e outros motivos não deve ser excluído da alimentação diária, porém deve ser consumido moderadamente pois o excesso de sódio crônico contribui para o desenvolvimento de hipertensão.

Nosso consumo diário de sódio varia de 1500mg a 2000mg sendo que os alimentos como as carnes, ovos, peixes, aves, vegetais etc., já possuem sódio em sua composição. Por isso a quantidade adequada para consumo de Sódio pela ingestão de Sal por dia é 1000mg.

O sal de comum, refinado, é composto por Sódio 40% e Cloro 60% (Cloreto de Sódio) e não tem função nutricional nenhuma.

Já os sais mineralizados como o sal marinho, sal do himalaia, sal negro, sal cinza etc. são ricos em minerais (cerca de 80 tipos) com funções na a produção de neurotransmissores, enzimas e hormônios.

A quantidade de sódio presente em 1g (1 colher de café) nos sais mais conhecidos é:

  • Sal refinado – 391mg
  • Sal do Himalaia – 368mg
  • Sal refinado iodado- 381mg
  • Sal grosso nacional – 391mg
  • 1 colher de sopa de Shoyu tradicional- 855mg
  • 1 colher de sopa de Shoyu light- 570 mg

4. Gorduras Hidrogenadas (Trans.)

Gorduras hidrogenadas passam pelo processo de hidrogenação pelas indústrias para dar textura e sabor aos alimentos, que ficam mais CROCANTES, mais SABOROSOS e mais VICIANTES.

Mas essas gorduras, ao contrários das outras como mono e poli-insaturadas, e até as demonizadas gorduras saturadas (que hoje já sabemos que podem ser muito saudáveis se consumidas corretamente, como a manteiga, a gordura do coco e a banha de porco), as gorduras hidrogenadas NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NENHUMA FUNÇÃO NUTRICIONAL OU METABÓLICA.

O único caminho que estas gorduras tem no organismo é diretamente para o tecido adiposo (o famoso “pneuzinho”) e para as veias e artérias criando um processo chamado arteriosclerose que com o tempo se desenvolve para o quadro de ataque cardíaco, hipertensão e síndrome metabólica.

5. AÇÚCAR + SAL + GORDURA

Agora chegamos na grande questão!

Você conseguiria comer uma tigela de açúcar puro?

Ou uma colher cheia de sal?

E uma xícara de óleo?

Mas se misturar uma xícara de farinha (açúcar puro) com uma colher de sal, e uma xícara de óleo, obtém-se o mais delicioso PÃO. E quentinho com uma manteiguinha, fica impossível parar de comer.

Isso acontece porque a mistura de AÇÚCAR + GORDURA SAL gera uma reação química hiperestimulante no cérebro que bloqueia nossa noção de quando já estamos satisfeitos pelo fato de ativar nosso sistema de recompensa assim como acontece com as drogas.

Por esse motivo somos VICIADOS em alguns tipos de alimentos, e TODOS tem a combinação destes três elementos.

  • CHOCOLATE: gordura do cacau + açúcar + sal (sabor e conservante) + cafeína
  • PIZZA: gordura do queijo + açúcar do trigo + sal do queijo
  • PÃO: gordura (normalmente banha ou manteiga) + farinha branca + açúcar + sal refinado
  • BOLACHA RECHEADA: açúcar da farinha branca + gordura hidrogenada e açúcar no recheio + sal (sabor e conservante).

OBS: O sal além de ser utilizado para conservar, é um realçador de sabor em preparações doces, por isso não pense que aquele bolo, bolacha, chocolate está livre de sal.

Fonte: Fabio Gurgel

Compartilhe esse artigo

Flávio Junqueira

Nascido em 1990 em Piracicaba - SP, iniciou sua carreira no Jiu-Jítsu aos 14 anos com o professor Alessandro Bandeira. Aos 21 anos, após conquistar alguns títulos nacionais e internacionais nas faixas azul e roxa, se tornou instrutor e começou a dar aulas.

Aos 23 anos anos mudou-se para São Paulo, para treinar na melhor escola de jiu-jítsu do mundo, a academia Alliance, comandada pelo “General” Fábio Gurgel, um dos maiores ícones do Jiu-jítsu no mundo.

Em 2016, entre dezenas de conquistas, obteve o título de campeão brasileiro de faixa marrom, e em 2017 obteve sua graduação a faixa preta, tornando-se o 101º faixa preta do Mestre Fabio Gurgel.

    Endereço

    Rua Prudente de Moraes, 266 - Centro, Piracicaba - SP, 13400-310

    Telefone

    (19)3447-0266

    (19)99625-6913

    Email

    contato@academiaalliance.com.br